As parábolas e os animais

       O foco deste capítulo é Atos capítulo 15, onde estão descritas as quatro condições mínimas a serem cumpridas para trilharmos a vida cristã.
       Deus não muda e a Lei Dele também não muda. O que muda é que nós nos tornamos melhores sempre que a conseguirmos entender. E não há como entender a Lei se você não aceitar que Deus ama a homens e animais, e a tudo que criou. A forma como tratarmos passarinhos e galinhas (gaiolas), gatos e cachorros (correntes e venenos), vacas e cavalos (cordas, sol a pino e sede) é condição de salvação.

       Disponibilizamos as duas primeiras páginas deste capítulo, sem formatação, para serem copiadas ou traduzidas pelo translate.
       Boa Leitura!


_________________________________________________________________________


1



AS PARÁBOLAS E OS ANIMAIS



INTRODUÇÃO

As parábolas são, provavelmente, a forma mais sutil de Deus selecionar quem Ele já conhece, para mostrar a nós mesmos quem somos, pois elas geralmente se apoiam em inverdades culturais, fundamentadas no falho conhecimento da espécie humana sobre os mais variados assuntos, quais sejam: Questões que envolvem o verdadeiro conhecimento que professa a Palavra de Deus; o conhecimento sobre a natureza; o conhecimento sobre os animais domésticos; o proceder quanto a questões de relacionamento afetivo, financeiro, familiar... Mas o foco final é que conta: A Palavra.
Jesus é tão incrivelmente hábil, que com a estratégia de traçar paralelos de Seus ensinamentos, em parábolas, com o nosso conhecimento parcial, repleto de inverdades e falta de amor, faz com que nos questionemos sobre o mundo que nos cerca. E ao querermos entender aquilo que Ele nos fala, em todos os sentidos, aprendemos até com os nossos erros, humildemente. 
Sobre a Onisciência Divina, não há dúvidas, mas quanto ao conhecimento parcial humano o que nos ilumina é Jesus. Portanto, não esqueçam que ao lerem uma parábola, a única forma de conseguir entender o ensinamento de YHWH, é tendo a certeza de Seu Amor por todos os seres, de qualquer espécie. Não há nada a recriminar à natureza, que “naturalmente” age segundo a Lei de Deus, fazendo a Sua Vontade, sendo inocente de qualquer “erro” que se possa lhe atribuir. Quando Ele compara a conduta de alguma espécie, a uma das maldades humanas, não quer dizer, em absoluto, que esta conduta seja má, ou que a forma de vê-la esteja correta, mesmo sendo citado por Jesus. O objetivo do Senhor é nos capacitar a ver o Deus Todo Poderoso em Sua Obra, mas isto, só o justo sempre verá. 
O homem estará no Reino, caso queira cumprir seus dons: Cuidar de toda a Criação junto a Jesus, vejam os anjos. Por isto os textos Bíblicos reprisados devem ser lidos sempre, pois tornam mais eficaz o aprendizado do amor ao próximo de qualquer espécie, com quem Deus faz Aliança.

POR QUE  JESUS FALA EM PARÁBOLAS?

De uma forma mais específica, vocês já se perguntaram, ou então, já entenderam, por 




2



que Jesus fala em parábolas para ensinar a Sua Vontade? O próprio Jesus respondeu a esta pergunta aos apóstolos que lha fizeram: 

(Mateus 13:10 ao 13) “10 E, acercando-se dele os discípulos, disseram-lhe: Por que lhes falas por parábolas? 11 Ele, respondendo, disse-lhes: Porque a vós é dado conhecer os mistérios do Reino dos céus, mas a eles não lhes é dado; 12 porque àquele que tem se dará, e terá em abundância; mas aquele que não tem, até aquilo que tem lhe será tirado. 13 Por isso, lhes falo por parábolas, porque eles, vendo, não vêem; e, ouvindo, não ouvem, nem compreendem.”. Bíblia de Estudo Pentecostal, Almeida Revista e Corrigida

Continuando o texto, em outra Bíblia:

(Mateus 13:14 ao 17) “14 e para eles se cumpre a profecia de Isaías que diz: Por muito que ouçais, não compreendereis, por muito que olheis, não vereis. 15 Pois o coração deste povo se tornou insensível, tornaram-se duros de ouvido, taparam os seus olhos, para não ver com seus olhos, não ouvir com seus ouvidos, nem compreender com seu coração, e para não se converter. E eu os teria curado! 16 Quanto a vós, felizes os vossos olhos porque vêem, e vossos ouvidos porque ouvem. 17 Em verdade, eu vos digo: muitos profetas e muitos justos desejaram ver o que vedes e não viram, ouvir o que ouvis e não ouviram.”. A Bíblia TeB

É preciso alertar em todos os cantos da Terra: Não basta tratar bem, ou mesmo não maltratar, quem não amar os animais, quem não lutar pelo bem dos animais, está fora! Mas eles, os animais, estarão lá...
“A compreensão, em si, do que o Senhor quer ensinar a cada um, 
com uma parábola, depende do Espírito de Deus.” 
Vejam uma profecia para homens, anjos e animais:

(Apocalipse 1:7 e 8) “7 Eis que vem com as nuvens, e todo olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim! Amém! 8 Eu sou o Alfa e o Ômega, o Princípio e o Fim, diz o Senhor, que é, e que era, e que há de vir, o Todo-poderoso.”. Bíblia de Estudo Pentecostal, Almeida Revista e Corrigida

É muito lindo ver homens e animais nos Planos do Senhor.
Agora, uma promessa para os homens e os animais, reprisada, pois é inconteste quanto à clareza das intenções do Criador para com toda a vida. 

_________________________________________________________________________________

- Para adquirir um exemplar desta obra click aqui


Tenham uma boa leitura!
  
Sempre comparem os textos aqui citados com os de suas Bíblias.


Fiquem com Deus!

Para voltar para a página Download click aqui 









Nenhum comentário:

Postar um comentário